Todo

Todo
dia

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Transverso

Esse foi pra Fabiana, num momento realmente especial da minha vida - originalmente tinha o nome dela em vários vocativos entre os versos... Às vezes eu acho q ele poderia ter sido melhor escrito, mas a verdade é que, pelo menos durante o meu processo de criação, existem dois tipos de poemas, os que surgem das palavras e os que surgem dos sentimentos - e os do segundo tipo sempre ficam a desejar - pq, como dizia o bom e velho A. dos Anjos "esbarra no molambo da língua paralítica". pois é - esse é o exemplar factual do segundo tipo...







Estou atravessado em você, querida,

De várias maneiras.

E isto é,
Como a cadência: uma proporção do ritmo,
Morno e encharcado num feixe de luz,
Concentrado, e puro.

Eu me projeto nessa onda, sem distrações,
Atento, feito a prontidão firme de um rio,
Que, mesmo sob condições infelizes que lhe ofereça o acaso,
Não deixa de correr.

E eu, que embora ignorante, reconheço essa grandeza,
Em suas diversas manifestações,
Também não hei de esquecer o meu passo.

Os exemplos jamais me convencem, e as comparações litúrgicas,
que batem os domingos na minha cabeça
São pálidos ecos do sentimento, e não me interessam.

Mas nem sempre fui assim; E minha razão me diz,
persuasivamente, que venho mudando aos poucos
De acordo com o tempo e com as pessoas,
com quem troco enganos.

Mas eu sei que não é verdade, e sendo intuitivo feito uma formiga,
como sou,
confio nessa vasta e vaga impressão que tenho,
de que algo grande está por vir.

Estou atravessado em você,
e quero insinuar toda a desdordem que me vem no cérebro
no seu espírito, como uma melodia
incidente, suave e estranha, que lhe perpasse os ouvidos com carinho
e calma, na delonga de um beijo faminto.

Fui transformado! E eu te dedico cada hora,
Porque estou transverso, como um jovem suspiro,
estou transverso

em você.

4 comentários:

  1. "Os exemplos jamais me convencem, e as comparações litúrgicas,que batem os domingos na minha cabeça / São pálidos ecos do sentimento, e não me interessam" - muito bom

    ResponderExcluir
  2. lembrei desse verso quando estava assistindo à missa em Saint Patrick's... altos devaneios.

    ResponderExcluir
  3. João, te amei profundamente e inteira.
    Pode ter certeza.
    Me guarde com carinho...

    ResponderExcluir